Thursday, 4 February 2010

EUROPE BY TRAIN

EUROPA NOS TRILHOS
São 80 mil partidas diárias de vagões que circulam por 250 mil km de ferrovias, chegando a 320 km/h
Trem possibilita passeio por vários países
Michel Euler/Associated Press
BALA Dois trens de alta velocidade, o alemão, à esq. na pág., e o francês, à dir., na Gare de l'Est, em Paris; viajar sobre trilhos evita processos de check-in e de check-out
SILVIO CIOFFIENVIADO ESPECIAL À EUROPA Que tal tomar café da manhã no Fouquet's-Barrière, o pós-moderno cinco estrelas inaugurado há pouco em Paris; almoçar em Bruxelas com Jean-Pierre Bruneau, chef de restaurante estrelado pelo guia "Michelin"; e, de noite, jantar na megaloja de luxo Harrod's, em Londres, onde, auspiciado pelo Turismo Espanhol, um balcão servia tapas e queijos, vinhos e doce de figo? Esse périplo gastronômico por três países foi realizado num único dia pela Folha a bordo de trens. Com uma malha ferroviária de dar nó -250 mil quilômetros de trilhos e 80 mil partidas diárias-, a Europa continental combina composições de alta velocidade, como o TGV francês e o ICE alemão, com simpáticos trenzinhos panorâmicos movidos a cremalheira, caso do GoldenPass e do Train du Chocolat suíços. E há ainda o sempre noticiado Eurostar, que cruza Paris e Londres por baixo do canal da Mancha, ligando através do Eurotúnel as Ilhas Britânicas ao continente europeu propriamente dito. Unindo os diversos roteiros, passes comercializados no Brasil pela Rail Europe (www.raileurope.com) resgatam a possibilidade praticamente ilimitada de conexões e de ligações entre cidades europeias em países limítrofes. Mas, mesmo planejando já, prefira viajar de trem entre o início de junho e fim de setembro, quando as temperaturas são amenas -o verão europeu coincide com nosso inverno. Mais fácil que voar?
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1 comment:

Anonymous said...

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