Wednesday 4 August 2010

BOSQUE MODELO NO ACRE

Catie se reúne com governo do Acre

Organização com sede na Costa Rica traz para o Estado a implantação de Bosque Modelo e Seminário Internacional que acontecerá em Xapuri
Samuel Bryan
Equipe de governo e representantes do Catie discutem projetos no Acre (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A viagem que o governador Binho Marques fez à Costa Rica, em maio deste ano, continua rendendo resultados importantes na área de projetos voltados para a preservação do meio Ambiente. No início desta semana representantes do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) chegaram a Rio Branco para uma extensa agenda na capital e no interior. O objetivo principal é a troca de experiências para a implantação de um Bosque Modelo no Acre e a realização de um Seminário Internacional com previsão para outubro em Xapuri.
O Catie é uma instituição internacional que atua de modo ostensivo para reduzir a pobreza através da educação, pesquisa e cooperação técnica, além de promover a gestão sustentável da agricultura e dos recursos naturais. Combina a ciência, a pós-graduação e a cooperação técnica para alcançar essa meta. Uma ampla parceria entre o Governo do Estado do Acre e o Catie foi instaurada, contemplando principalmente questões de desenvolvimento Humano Sustentável.
Na manhã desta terça-feira, 3, os membros do Catie, e representantes do Governo do Estado do Acre estiveram reunidos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente dando início aos trabalhos que serão realizados até o dia 7, quando irão para Manaus. Os Secretários de Meio Ambiente, Eufran Amaral, e de Floresta, Carlos Ovídio, apresentaram um amplo painel sobre a desenvolvimento sustentável no Acre e as mudanças acontecidas nos últimos 12 anos. Além de Rio Branco, os representantes do Catie irão passar por Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri.
Bosques Modelo
Os Bosques Modelo são associações voluntárias entre diversos setores econômicos, políticos e sociais que compartilham um território e conformam alianças para o desenvolvimento e manejo sustentável de seus recursos florestais. “Forma-se uma rede de muito conhecimento sobre o manejo e sustentabilidade, sendo essa experiência passada entre todos os países participantes”, conta Fernando Carrera, gerente da Rede Iberoamericana de Bosques Modelos do Catie.
Atualmente, 60 países possuem Bosques Modelo no mundo, sendo 12 na América Latina. O Brasil é o mais recente país a adotar o sistema de Bosques Modelo. Eufran Amaral, Secretário de Meio Ambiente, explica que o Bosque Modelo é criado pensando na gestão territorial, tendo a floresta como base, “Nosso objetivo é criar um bosque na região do município de Xapuri”. Os princípios são o de associação, território, compromisso com a sustentabilidade, governança, visão estratégica e construção de capacidades e trabalho em rede.
Seminário Internacional
Outro objetivo da visita do Catie ao Acre é a construção do plano de ação do Seminário de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), em associação ao REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). “O objetivo é poder dialogar entre especialistas, sobre tecnologias, meio ambiente e impacto de tudo isso para o futuro, verificar se estamos realmente evitando a degradação do meio ambiente”, explica Gabriel Robles Valle, do Catie.
O Seminário Internacional acontecerá no final de outubro, na cidade de Xapuri e deve receber representantes de todos os países da América Latina. Irá discutir as necessidades de cada país e entrar num diálogo que facilite o processo de sustentabilidade, compartilhando experiências entre os participantes. Com isso, espera-se que diferenças tecnológicas e de práticas de manejo entre os países diminuam. O Seminário também conta com o apoio da Cooperativa Alemã Inwet, Governo de Cooperação Espanhola e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Fonte: Agência de Notícias do Acre.

 ####################################

Transformando Xapuri na capital do conhecimento
Escrito por Samuel Bryan
25-Out-2010
Governo realiza curso com o objetivo de montar projeto executivo de uma grande iniciativa educacional e sustentável para o Acre
Secretários de estado, prefeito de Xapuri e representantes da UNB participaram de encontro para definir novos passos no projeto de transformar Xapuri uma cidade de conhecimento (Fotos: Angela Peres/Secom)
Como transformar uma cidade inteira numa capital de conhecimento? É para responder a essa pergunta que neste fim de semana, membros do Governo do Estado do Acre junto a representantes da Universidade Nacional de Brasília e da prefeitura de Xapuri estiveram reunidos na cidade para discutir e começar um plano com um grande objetivo: transformar Xapuri na capital do conhecimento.
A meta é fazer da cidade de Xapuri um lugar de produção mundial de diálogo e construção do conhecimento e saberes em desenvolvimento humano e sustentável, além de contribuir para melhorar a realidade amazônica com base nesses princípios. "Estamos falando de uma utopia real, uma utopia que é possível construir", conta o Eufran Amaral.
Participaram da reunião, além do Secretário de Meio Ambiente, o Secretário de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia do Acre, César Dotto, Secretário de Extrativismo e Produção Familiar, Nilton Cosson, Secretário de Governo, Fábio Vaz, Presidente do Imac, Cleísa Cartaxo, Secretário de Gestão Administrativa, Mâncio Cordeiro, o diretor-executivo do ProAcre, Anderson Mariano, e o Secretário de Floresta, Carlos Rezende.
Junto ao prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, eles formam a equipe de governo que vai participar do curso de especialização oferecido pela UNB. Os envolvidos no projeto participarão de três encontros, até dezembro, onde criarão o projeto executivo que deve durar cinco anos, trabalhando em uma rede de colaboração para o projeto Xapuri - Capital do Conhecimento.
"Já estamos trabalhando há mais de um ano nesse projeto para transformar Xapuri num centro de conhecimento. Estaremos reunindo várias instituições e instalando até o final do ano um escritório do Catie em Xapuri", conta Eufran Amaral. O Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da Costa Rica (Catie) virá integrar o conhecimento em prol do desenvolvimento sustentável.
Alguns passos já foram dados nessa grande e importante iniciativa. O Catie, por exemplo, vai se estabelecer no Acre, formando uma capacidade de recursos humanos para os próximos anos. As articulações iniciais também já envolveram a Embrapa, a Universidade Federal do Acre e a Universidade de Campinas.
"Nós, juntamente com o Governo do Estado do Acre, fizemos essa proposta de transformar Xapuri na capital do conhecimento. E a ideia é que nossos alunos após o Ensino Médio tenham novas oportunidades", conta o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos. "A qualidade da educação é essencial para que o jovem seja preparado para o mercado de trabalho", ressalta o prefeito.
A cidade do conhecimento também contempla em seu projeto inicial a ideia de uma gestão participativa, com um fórum de diálogo criado com representantes da sociedade civil, empresários e representantes do governo.
O professor da UNB, Thomas Ludewigs, participou do encontro. "Estamos muito feliz que o governo tenha nos convidado. Não é uma consultoria, é uma parceria. Achamos que Xapuri, pelo seu histórico, na sua importância de criação de reservas extrativistas e seu posicionamento estratégico, perto da Bolívia e do Peru, tem tudo para ser um grande projeto, atraindo investimento e tecnologia", avaliou.
O projeto Xapuri - Capital do Conhecimento já conta com a parceria do Catie, Embrapa, Ufac, Agência de Cooperação Técnica Alemã e a Universidade Federal de Viçosa. A ideia é que a cada ano mais instituições sejam agregadas e mais conhecimento seja adquirido e repassado.





 
 
 
 
 
 
 
.

No comments: