Friday 17 December 2010

MCT DO MERCADANTE

Indicado para o MCT, Aloizio Mercadante avalia cenários e traça planos para CT&I no governo Dilma Rousseff

Clayton Levy
Fotos: Antoninho PerriEdição das imagens: Everaldo Silva
 

ENTREVISTA ALOIZIO MERCADANTE

"Precisamos de Marinha e Petrobras no estudo do mar"
Com o orçamento federal apertado para reduzir a dívida pública, diz ministro de Ciência e Tecnologia, solução será buscar apoio entre empresas e militares


 

TENDÊNCIAS/DEBATES




Novos desafios para o CNPq
CARLOS ALBERTO ARAGÃO DE CARVALHO FILHO e GLAUCIUS OLIVA São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Não há como ser a quinta economia do mundo sem educação básica de qualidade e sem formação superior de cientistas em maior número
No Brasil, a construção de uma infraestrutura para ciência e tecnologia é recente. Começou em 1951, com o Conselho Nacional de Pesquisas - CNPq, criado pela lei nº 1.310, de 15 de janeiro, com a missão de fomentar pesquisas e a formação de pesquisadores; ainda em 1951, veio a criação da Capes; em 1962, a da Fapesp; em 1967, a da Finep; finalmente, em 1985, a do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Em 60 anos, os avanços são expressivos. Hoje, temos uma comunidade científica e tecnológica com 1,7 milhão de currículos na plataforma Lattes do CNPq, 135 mil deles de doutores e 237 mil de mestres, e 27 mil grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa.

 
 
Um novo modelo científico para o Brasil

ANDREW SIMPSON

O pagamento de longo prazo de salários a cientistas feito por fundos públicos vai exigir mudanças legais, mas creio que o esforço valeria a pena

TENDÊNCIAS/DEBATES - folha de são paulo, 23março2011







MARCELO GLEISER
Ciência cara = bom investimento
Um mundo sem ciência ambiciosa fica privado de conhecimento novo e das aplicações das descobertas
FOLHA DE SÃO PAULO, 13-05-2012, caderno Ciência
Fazer pesquisa é caro, mas vale a pena. Vamos pensar apenas na ciência de base, ou seja, a ciência que não tem o objetivo imediato de ser "útil" via aplicações tecnológicas ou gerando riqueza, cuja meta é investigar a natureza. Quanto um país deve investir nesse tipo de pesquisa?
Quando se discute como equilibrar o orçamento da União, é crucial questionar como os fundos vindos do contribuinte devem ser usados. Afinal, existem necessidades críticas em educação, infraestrutura de transporte, modernização de hospitais, atendimento médico para milhões de necessitados etc.
Num ensaio recente na "New York Review of Books", uma prestigiosa publicação americana, o prêmio Nobel Steven Weinberg (The Crisis of Big Science) afirma que a solução nunca deve ser tirar dinheiro de áreas necessitadas para financiar pesquisa de base (ou qualquer outra). Por outro lado, o investimento na pesquisa de base deveria ser uma opção óbvia para qualquer país que pretende ter uma posição de liderança internacional.
No início do século 20, físicos lidavam...




 


Empresas do país devem investir em ciência
Em entrevista à Folha, novo ministro da ciência reforça papel das parcerias com setor privado




.